3 dicas essenciais de iluminação para destacar seu projeto

1 – COMO CALCULAR A ILUMINÂNCIA PARA AMBIENTES

Conceito fundamental para a definição da quantidade de luz mais adequada para cada ambiente e situação. Este pode ser medido por lux e lúmen, onde o lux é a quantidade de luz por metro quadrado e lúmen é a intensidade da luz.

“Lux é a quantidade de fluxo luminoso por metro quadrado. Seu cálculo é feito pela quantidade de fluxo luminoso de uma lâmpada (lúmen) dividido pelo metro quadrado do espaço”, informa a profissional. Já o lúmen é conceituado como a quantidade luz emitida por uma lâmpada, sendo um dado encontrado nas embalagens de produtos de iluminação, o qual é necessário para realizar o cálculo do lux.

Confira a iluminância mínima recomendada para alguns dos ambientes mais utilizados da casa:

A fórmula para calcular o lúmen necessário, ou seja, qual lâmpada comprar: lux médio x área do ambiente.

Exemplo 1: suponha que a área geral da sala tenha 8m², então, precisaremos calcular: 8×150 = 1200 lumen.Exemplo 2: vamos supor que a área local da cozinha, especificamente na mesa, tenha 1,5m². Então, a conta será 1,5×300 = 450 lúmen.

2- LED


Ao escolher um LED um ponto importante a se atentar é em relação ao tipo de cor da lâmpada. Existem as cores quentes e frias, que, por exemplo, em espaço de trabalho aplica-se a luz fria (que são as mais chegadas ao tom de azulado) e para um ambiente de relaxamento utiliza-se a luz quente (que são as mais amareladas).
É importante se atentar a cor dos revestimentos e acabamentos do ambiente, ao qual vamos inserir esse tipo de iluminação, pois eles podem ser percebidos e visualizados de forma diferente dependendo da intensidade da cor da luz que utilizarmos.
Os LEDs são ótimos para ambientes externos, onde a exatidão nas cores não é tão necessária, mas trabalhadas em ambientes pequenos pode trazer uma grande diferença ao ambiente, dando um ar especial e confortável a sala ou ao quarto, quando se utiliza as cores quentes.
No mercado já existem diversas evoluções como lâmpadas que podem ter sua intensidade controlada pelo smartphone.

Os modelos mais comuns são:
Spot tipo dicroica: servem para spots de embutir no teto;
PAR20 e PAR30: são produzidas com soquete tipo rosca (comum em lâmpadas normais);
Bulbo: imitam o formato das lâmpadas incandescentes e são utilizadas em lustres e spots.

3 – ÂNGULO DE FACHO DE LUZ

Entendendo o ângulo de feixe
O ângulo de feixe de uma lâmpada estilo inundação permite-lhe saber a quantidade de área que irá iluminar a uma determinada distância (tamanho do ponto do feixe). A indústria de iluminação desenvolveu uma fórmula uniforme para determinar o ângulo do feixe. A saída de luz (lúmens) é medida no centro do feixe e, em seguida, a intensidade da luz (intensidade) é medida a partir do centro até atingir 50% do nível de intensidade (medido no centro). O ângulo do feixe é então determinado em graus (veja abaixo). As designações mais comuns para os feixes de luz de inundação são Spot (7 a 15 graus), Flood (20 a 30 graus) e Wide Flood (35 graus positivos).

O ângulo do feixe não conta toda a história. É importante saber que a luz continua a se espalhar no que é chamado de Campo de Feixe. O Campo de Feixe é a área que a luz cobre que tem pelo menos 10% da intensidade máxima do feixe (veja o diagrama abaixo). O setor de iluminação não testa o campo de vigas, mas uma boa regra é dobrar o ângulo do feixe.

O ângulo de feixe que os fabricantes fornecem como um grau não ajuda a maioria das pessoas. O que você quer saber é a área que uma luz de inundação irá iluminar. O tamanho do ponto de uma lâmpada de inundação é o diâmetro (a qualquer distância) que a lâmpada ilumina a 50% da saída de luz máxima. A calculadora abaixo ajudará você a descobrir o tamanho do ponto. Você precisa saber a distância até a área ou objeto que está sendo iluminado e o ângulo de feixe da lâmpada. Preencha a distância e as caixas de ângulo de feixe. A calculadora pode ser usada com qualquer padrão de medição (polegadas, pés, metros, etc.). Clique no botão calcular o tamanho do ponto para obter sua resposta.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.