As melhores dicas de iluminação de ambientes

GUIA DEFINITIVO PARA A ILUMINAÇÃO IDEAL DA SUA CASA
Para acabar de vez com os seus questionamentos, aqui vai a nossa lista completa de dicas sobre iluminação:

A LÂMPADA CERTA

A tonalidade da luz que a lâmpada emite no ambiente é um ponto importante que deve ser levado em consideração. Nos cômodos de lazer e descanso, como a sala de estar e o quarto, crie uma atmosfera aconchegante optando pela luz quente, de tonalidade amarelada. Já em locais como a cozinha, banheiro e áreas de serviço indica-se a luz fria, que tem uma cor azulada e é mais estimulante.

 

LUZ CENTRAL

A principal fonte de luz do cômodo deve iluminar de forma geral, ou seja, ser forte o suficiente para distribuir a luz pelo espaço inteiro de maneira homogenia – geralmente, o ponto fica localizado no centro do cômodo. Quer deixá-lo ainda mais iluminado? Então, opte por paredes e teto claros que irão refletir a luz com mais intensidade.

 

MATERIAIS

As luminárias podem ser produzidas com inúmeros tipos de material – polipropileno, fibras naturais, tecido, vidro, ferro… – e nos mais variados formatos. Cada uma delas trará um efeito específico na decoração, por isso, quando for comprar a sua, certifique-se de que gosta da maneira que ela emite a luz, que curte os desenhos e sombras que ela forma no espaço e a intensidade da iluminação.

 

LUZ INDIRETA

Abajures, arandelas, luminárias de piso… Todos eles tem a função de iluminar os ambientes de maneira difusa e pontual. Esse tipo de iluminação é ótimo para criar diferentes cenários em um mesmo espaço, já que cada peça funciona de maneira independente. As mesas laterais, aparadores e criados-mudos são apoios perfeitos para os abajures, que podem ser todos iguais ou de modelos diferentes.

 

DESTAQUE

Para dar destaque a algum objeto específico, aos enfeites em uma prateleira ou estante, vale apostar nas seguintes soluções: fitas de Led, que são coladas no interior do móvel e distribui uniformemente a luz; spots embutidos no móvel, que cria uma iluminação mais pontual; abajures direcionados, que podem ser arandelas instaladas na parede, articuladas ou fixas, ou então um abajur com clip que é facilmente preso à prateleira.

 

AMBIENTES INTEGRADOS

Para manter a harmonia visual e valorizar ainda mais a sensação de integração nos ambientes abertos, vale investir em um mesmo modelo de luminária para o teto de cada cômodo. Não gosta do look muito certinho? Não tem problema! Faça o mix de luminárias, mas preserve a uniformidade nas cores, materiais ou texturas.

 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.