Automação Residencial na Iluminação

Automação Residencial na Iluminação

A automação residencial contribui muito com a economia de energia, pois está sempre em busca de novas formas de tornar o cotidiano não só mais fácil e confortável, como também mais automatizado e integrado com a rotina da família e com a natureza. Dessa forma, é natural que a automação residencial na iluminação esteja tornando-se cada vez mais comum. Afinal, os gastos com a iluminação da casa são altos e é ótimo quando encontramos um jeito de usar as luzes de forma econômica e inteligente.

Para tanto, além de lâmpadas cada vez mais econômicas e duráveis, já é possível encontrar produtos de automação residencial capazes de acionar as luzes de forma automática e que levam em consideração a luz natural do ambiente e sua temperatura. Esses aparelhos tem mecanismos internos bastante refinados, que identificam as condições do cômodo e da casa como um todo, fornecendo a melhor iluminação para cada ambiente naquele momento.

Automação Residencial na Iluminação

Projeto da arquiteta Leila Dionizios, com automação residencial da Vigolucci. Fonte: Vigolucci.

Dessa forma, o cômodo fica sempre iluminado de forma correta e confortável e as luzes são utilizadas conforme a necessidade, nem sempre em sua capacidade máxima, o que pode representar uma bela economia no final do mês. Se o cômodo não estiver sendo usado ou se você quiser as luzes completamente apagadas, é só programar o aparelho para ele manter tudo desligado. Muitas destas ações podem ser programadas e entrar em vigor com apenas um toque.

Vários aparelhos de automação residencial na iluminação funcionam através de conexões sem fio e integrados com controles universais e até smartphones. Assim, você controla a iluminação da sua casa de qualquer lugar do mundo! Imagine que você viajou e deixou seus filhos em casa, aos cuidados de uma babá. Quando for a hora deles dormirem, você será capaz de apagar luzes e eletrodomésticos onde quer que esteja, sinalizando a eles que é hora de ir para cama.
Automação Residencial na IluminaçãoO Maestro Wireless possibilita a automação residencial na iluminação sem a necessidade de fios. Fonte: Vigolucci.

Mais importante do que ligar as luzes somente quando estamos no cômodo é lembrar de apagá-las ao sair dele. Infelizmente, as vezes simplesmente esquecemos uma luz acesa ou estamos com as mãos ocupadas e não conseguimos usar o interruptor. E, para esses casos, a automação residencial na iluminação criou os sensores de presença. Assim, ao detectar a aproximação de uma pessoa, o sensor acende a luz, sem que seja necessário nenhum tipo de acionamento manual. Ao sair do cômodo, o sensor também detecta a falta de movimentação no cômodo, apagando a luz de forma automática. Muitas casas possuem sensores de movimento, principalmente nas entradas e corredores, facilitando a vida de seus moradores.

Muita gente ainda pensa que instalar sistemas de automação residencial na iluminação de suas casa é muito caro. No entanto, a economia que eles proporcionam é tanta que sua utilização torna-se muito vantajosa. A empresa Vigolucci busca garantir uma economia superior a 50% com a iluminação da casa, através de projetos de automação residencial exclusivos, desenvolvidos especialmente para atender as necessidades de cada um de seus cliente.
Automação Residencial na Iluminação

Projeto da arquiteta Leila Dionizios, com automação residencial da Vigolucci.Fonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

Comece a economizar agora com os sistemas de automação residencial na iluminação. Entre em contato com a Vigolucci e peça já seu orçamento.