A importância de um bom projeto de iluminação
na sua casa

A iluminação é um elemento importantíssimo quando no desenvolvimento do projeto de arquitetura da sua casa. Deve-se lembrar de levar em conta não somente a iluminação artificial, mas também a iluminação natural!

Considerar a posição do Sol em relação aos ambientes como quartos e sala de TV é essencial para que você obtenha mais conforto em sua casa. Você não vai querer, por exemplo, ter o reflexo do Sol em sua TV não é mesmo?

O projeto da iluminação deve fazer parte do momento criativo da planta da sua casa. Como a luz se modifica ao longo do dia, os espaços devem ser pensados levando em conta como a luz irá transformá-lo e produzir diferentes efeitos visuais.

Já com a iluminação artificial a diferenciação também ocorre para cada espaço. Espaços comerciais, residências ou corporativos devem receber uma iluminação diferenciada já que as atividades desenvolvidas em cada um também é diferente.

São esses os quatro pontos que a vigolucci sempre se baseia em seus projetos:

1 – A luz artificial valoriza e evidência a beleza e características arquitetônicas da casa

A iluminação de detalhes arquitetônicos retira a atenção do espaço, enfatizando componentes individuais.

2 – A luz artificial como definidora de zonas funcionais

A diferenciação da iluminação nas zonas funcionais divide as áreas e melhora a orientação.

3 – A luz artificial como definidora de fronteiras espaciais

A iluminação vinda do chão enfatiza objetos e passagens pedestres.

4 – A luz artificial como forma de conectar espaços

A iluminação direcional permite ao espectador a noção de profundidade espacial.

Também é importante um bom layout luminotécnico, com a especificação correta de lâmpadas e luminárias para o uso no ambiente.

CORES

As lâmpadas possuem diferentes temperaturas de cor, que proporcionam sensações e efeitos aos espaços. Essa característica é essencial para a qualidade da luz de seu ambiente, seja decorativa ou não.

As luzes avermelhadas ou amareladas de velas e lâmpadas incandescentes são mais acolhedoras e aconchegantes e por isso são mais indicadas para ambientes como sala de estar e quartos. As luzes brancas ou azuladas são mais enérgicas e estimulantes e por isso são mais indicadas para ambientes de trabalho.

Com o Vigolucci é possível automatizar a iluminação, para que suas lâmpadas sejam controladas de acordo com a sua preferência. Você poderá criar cenários, dimerizando o brilho das lâmpadas e escolhendo quais ficarão acesas apenas com um toque no celular.

Hoje, o uso da iluminação dimerizável é fundamental para diminuir o consumo de energia e transformar um mesmo ambiente com a iluminação. Por exemplo, na sala de jantar, você pode deixar as luzes mais amenas para um jantar romântico.

Além das áreas internas que comentamos até agora, a iluminação em áreas externas, fachadas, monumentos arquitetônicos ou artísticos também é importante, pois destaca essas áreas durante à noite, ao assumir um valor de maior impacto.

A luz artificial possibilitou ao homem desenvolver suas atividades durante a noite quando a luz do Sol já desapareceu. No entanto, mais do que permitir atividades durante as horas noturnas, a luz artificial também permite inúmeras atividades, desde artísticas a tecnológicas.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.