Qualidade de Cinema em Home Theaters

Para projetar qualidade de cinema no seu Home Theater, você deve estar pensando, “hummm, mole, só comprar uma aparelhagem de som maravilhosa”. Mas nem só de som e decoração se faz um bom projeto. Temos dois itens quase tão importantes, a acústica do ambiente e a iluminação.

De uns anos pra cá, venho percebendo o crescimento do interesse das pessoas em relação à iluminação dos ambientes. Logo que me formei poucos eram os clientes que se preocupavam com a parte luminotécnica, até mesmo os arquitetos ainda não estavam muito familiarizados com os diversos tipos de lâmpadas que existiam.

 

Qualidade de cinema no seu Home Theater

Para uma iluminação adequada em um ambiente de Home Theater, precisamos pensar em cenas que serão utilizadas no dia a dia. O que seriam cenas? Nada mais é do que um tipo de evento que você usa na sua casa. Por exemplo: Em um Home Theater precisamos de uma iluminação geral para o dia a dia. Ao assistir uma novela ou um jornal e não quer ficar no escuro, ou uma cena para ver filme com a sensação de estar em um cinema. Para esta última, podemos utilizar uma fonte de luz, que pode ser um abajur, um lustre ou até mesmo uma iluminação indireta, que te traz conforto visual sem interferir na imagem da TV.

Com isso, podemos explorar a automação, que otimiza seu projeto de iluminação programando as cenas necessárias, ainda temos os controles universais que integram som, imagem, luz e equipamentos (esse é o mundo perfeito).

Agora que já temos uma boa aparelhagem e iluminação vamos a outro fator muito importante porém normalmente esquecido por quase todos: o conforto acústico. Se tivermos um som maravilhoso e, no piso, nos móveis e na parede tivermos superfícies muito lisas, a qualidade do som fica péssima, criando aquela sensação de eco e ruído.

 

Qualidade de cinema no seu Home TheaterPara termos um tratamento acústico devemos utilizar tapetes e/ou superfícies mais rugosas como madeira e cortinas nas janelas, absorvendo melhor o som.

Hoje, temos acesso a diversos revestimentos acústicos decorativos, como painéis de tecido em vários tons e dimensões, placas em gesso acústico para o teto entre outros. O investimento não é tão alto, mas o resultado é absurdo.

No Comments

Post A Comment